MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Prefeita de Contagem declara apoio à criação de Universidade Tecnológica Federal

Segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024
Última modificação: Segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Encontro dá início a visitas e conversas com a comunidade interna e externa sobre a transformação

A criação da Universidade Tecnológica Federal de Minas Gerais (UTFMG) recebeu apoio da administração do município de Contagem em reunião realizada na sexta-feira (16) com a Direotria-Geral do CEFET-MG. A prefeita Marília Campos se comprometeu a auxiliar nas articulações necessárias para tirar o projeto do papel. “Tem meu total apoio. Essa é uma causa ‘mineira’ e vou ajudar no que for possível, seja no diálogo com outros municípios ou mesmo para levar o debate a Brasília”, afirmou.

Além de promover a interiorização do acesso à educação de nível superior, a criação de uma nova universidade amplia o acesso a financiamentos e recursos e promove o desenvolvimento dos municípios. “Não queremos mais uma universidade tradicional. Queremos uma universidade tecnológica que, inclusive, prepare nossos jovens para o mercado de trabalho”, destacou Marília.

“Viemos pedir esse apoio à causa. Vamos continuar oferecendo o que já fazemos e vamos ampliar, com uma universidade especializada na formação tecnológica, com inovações, capilaridade e ofertas de novos cursos além da capital. Contagem teria um campus da Universidade Tecnológica Federal”, explicou a diretora-geral do CEFET-MG, professora Carla Chamon. Para o vice-diretor, professor Conrado Rodrigues, a nova universidade tem como objetivo respeitar os “contextos regionais” e promover uma formação “centrada no fazer”.

O campus Contagem do CEFET-MG iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2012 e atualmente oferece cursos de Ensino Médio Técnico (Controle Ambiental, Eletroeletrônica e Informática) e de Graduação (Engenharia Química).

UTFMG

O encontro em Contagem dá início a uma série de visitas e conversas com a comunidade interna e externa nas cidades em que o CEFET-MG possui campus sobre o tema. Nas próximas quinta e sexta-feira (22 e 23), a diretora-geral vai estar em Divinópolis para reunião com políticos do município e conversar com a comunidade escolar acerca do projeto de transformação em Universidade.

Em busca de se tornar uma Universidade Tecnológica Federal

Prefeitura Municipal de Contagem, com edição da Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM / CEFET-MG