MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG e CEFET/RJ integram grupo para tratar da transformação em Universidades

Terça-feira, 13 de agosto de 2024
Última modificação: Terça-feira, 13 de agosto de 2024

O GT terá o prazo de sessenta dias para conclusão dos trabalhos e apresentação de relatório final

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) publicou, nesta segunda-feira, dia 12 de agosto, a Portaria nº 33, de 8 de agosto, que institui Grupo de Trabalho para discussão acerca da transformação do CEFET-MG e do CEFET/RJ em Universidades Tecnológicas Federais. Compõem o GT o Ministério da Educação, com representantes indicados pela SETEC e pela Secretaria de Educação Superior (SESU); o CEFET-MG e o CEFET/RJ, por meio de seus dirigentes máximos; e as associações que representam a Rede dos Institutos Federais – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) –, e as Universidades Federais – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) –, que indicaram seus respectivos presidentes para integrarem o GT.

O Grupo de Trabalho é fruto do debate da transformação em universidade no Ministério da Educação e é também motivado pelas discussões decorrentes da tramitação na Câmara Federal do Projeto de Lei nº 5.102/2023, de autoria do Deputado Patrus Ananias, e que propõe a transformação dos dois CEFETs em Universidades Tecnológicas. É mais uma etapa importante desse processo, que legitima a demanda das duas instituições e busca alinhamento, entre executivo e legislativo, nas ações pela transformação.

A Universidade Tecnológica Federal é pauta histórica do CEFET-MG e do CEFET/RJ, cujo debate, democrático e institucional, remonta há três décadas, sendo o caminho natural para ambas as instituições, tendo em vista sua atuação em ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. Os CEFETs, na sua configuração atual, não são plenamente contemplados pelas políticas públicas para as instituições de ensino superior, sendo necessária a transformação para seu definitivo enquadramento entre as universidades federais.

Hoje, mais do que nunca, as duas instituições se mostram prontas para a transformação, tendo se consolidado como referência na educação tecnológica verticalizada. Os dois CEFETs têm conceito máximo na avaliação institucional do MEC (nota 5) e apresentam o maior IGC (índice que mede a qualidade na educação superior) de toda a Rede Federal de Educação Tecnológica do Brasil.

O GT terá o prazo de sessenta dias para conclusão dos trabalhos e apresentação de relatório final.

Nota conjunta CEFET-MG e CEFET/RJ.

Diretoria-Geral, com edição da Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG