MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Setec e Sesu vão criar grupo de trabalho para debater a transformação

Sexta-feira, 14 de junho de 2024
Última modificação: Sexta-feira, 14 de junho de 2024

A diretora-geral do CEFET-MG, professora Carla Chamon, esteve em Brasília nesta semana, a convite da Presidência da República e do Ministério da Educação, para tratar da recomposição no orçamento das instituições de ensino federais e do investimento para a consolidação e expansão das universidades, institutos e hospitais universitários federais.

Antes da reunião, a diretora-geral se encontrou com os secretários de Educação Profissional e Tecnologia, Marcelo Bregagnoli, de Educação Superior, Alexandre Brasil, e a vice-diretora do Cefet/RJ, Gisele Vieira, para conversar sobre a transformação do CEFET-MG e Cefet/RJ em Universidades Tecnológicas. Segundo os mandatários da Setec e da Sesu, um grupo de trabalho misto será criado, por meio de Portaria do MEC, nos próximos 15 dias para debater as transformações.

Vale lembrar que tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei nº 5.102/2023, que dispõe sobre a transformação dos CEFETs em Universidade Tecnológica Federal de Minas Gerais (UTFMG) e Universidade Tecnológica Federal do Rio de Janeiro (UTFRJ). Recentemente, o PL foi aprovado pela Comissão de Administração e Serviço Público (Casp) da Câmara Federal.

Andifes reivindica transformação Durante a reunião com reitores/as das universidades e diretores/as os institutos federais, a presidenta da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Márcia Abrahão (reitora da UnB), em seu discurso ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que “existem duas potenciais novas universidades a serem anunciadas, com a transformação dos Cefets do Rio e de Minas em universidades tecnológicas. Já existe projeto de lei em andamento no Congresso Nacional”. Fala que foi aplaudida pelos presentes no encontro.